Branding, você sabe o que é?

A comunicação de uma empresa vai muito além de um bom layout. O Branding refere-se à criação e gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

 

Branding e o seu significado

O significado literal de Branding é atribuição de uma marca a um produto ou serviço. Contudo, o verdadeiro significado do termo branding vai muito mais além e significa efetuar a diferenciação de um produto ou serviço e ajudar a definir um determinado posicionamento junto do consumidor através da atribuição de uma marca.

 

Vamos então entender primeiro o que é Marca

Marca é um conjunto de características tangíveis ou não tangíveis materializados em logo, grafismos, mascote, música, entre tantas outras manifestações. Se estas forem gerenciadas adequadamente, trazem valor à marca devido a influência causada na decisão de compra. A marca de uma empresa deve sintetizar os valores e as soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores.

 

Branding significa “trabalhar a personalidade e fixação da Marca”.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam não se trata de um método específico, mas sim de uma maneira de pensar, ou seja uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de design, marketing, administração, antropologia, psicologia, arquitetura, propaganda e publicidade para operar com um universo de valores que representem sua empresa para assim consolidá-la no seu mercado de atuação.

 

Gerenciamento de Marcas

Branding também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. A construção de uma marca forte para um determinado produto, uma linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo.

Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. Branding é como é chamado o conjunto de práticas e técnicas que visam à construção ou ainda o fortalecimento de uma determinada Marca.

 

Ter uma marca forte é fundamental

Uma Marca forte é requisito básico para competir e se sobressair no mercado dinâmico em que vivemos atualmente. Utilizando os conceitos de Branding, podemos criar essa imagem forte para transmitir segurança e confiança perante o consumidor.

Fonte: MDS Agência Digital

 

Imagino que você também pode gostar de ler:

 

softrio banner rodapé 001